ANAIS SEMINÁRIO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL


Apresentação

O III Seminário Nacional de Administração Educacional, evento articulado com o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE-PI) e Encontro do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, pretende promover o debate sobre as perspectivas e os desafios colocados para os sistemas educacionais no contexto de implementação do novo Plano Nacional de Educação, fomentando a produção científica, o fortalecimento da ANPAE no Estado do Piauí e as experiências de gestão educacional democrática no âmbito dos sistemas e unidades de ensino.

A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação é o tema central do evento, que ocorrerá de 04 a 06 de maio de 2016, na Universidade Federal do Piauí, envolvendo conferências, mesas redondas, comunicação de trabalhos científicos, socialização de experiências em gestão educacional e reuniões de entidades da comunidade científica e de movimentos e articulações sociais em defesa da educação.

Objetivo Geral

  • Promover o debate sobre política e administração educacional, fomentando o fortalecimento dos núcleos de pesquisas das universidades envolvidas, da Regional da ANPAE no Estado do Piauí e das experiências de gestão educacional democrática no âmbito dos sistemas de ensino.

Objetivos Específicos

  • Discutir as perspectivas e os desafios colocados para os sistemas educacionais no contexto de implementação do novo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014.
  • Analisar os desafios para a construção do Sistema Nacional de Educação pautado no regime de colaboração e na garantia do direito à educação de qualidade a todos os brasileiros.
  • Contribuir para a capacitação de dirigentes da educação com vistas ao fortalecimento, à qualidade da sua gestão e ao exercício de seu papel estratégico na implementação de políticas educacionais que garantam o desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social nas diferentes esferas governamentais.
  • Promover o debate sobre política e administração educacional, fomentando o fortalecimento deste campo de conhecimento, dos núcleos de pesquisa dedicados à temática e da Regional da ANPAE no Piauí, além de promover a abertura de espaço para a troca de experiências sobre gestão educacional.
  • Divulgar resultados de pesquisas realizadas por estudantes e professores da graduação e da pós-graduação, assim como experiências de gestão no âmbito da educação pública.

Expediente

Anais do Seminário Nacional de Administração Educacional. Teresina, 2016.

Periodicidade: Bianual



Corpo Editorial


Coordenação do Evento

  • Prof. Ms. Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho (ANPAE-PI)
  • Profª Dra. Josânia Lima Portela (PPGEd/UFPI)
  • Profª Dra. Maria da Glória Carvalho Moura (Comfor/UFPI)
  • Profª. Drª Rosana Evangelista da Cruz (NUPPEGE/UFPI)
  • Prof. Ms. Samara de Oliveira Silva (ANPAE-PI)

Comissão Organizadora

  • Prof. Ms. Antônio Ferreira de Sousa Sobrinho (CCE/UFPI)
  • Profª. Ms. Carmen Lúcia de Sousa Lima (CCE/UFPI)
  • Enayde Fernandes Silva (CCE/UFPI)
  • Iraneide Morais Lopes Oliveira (CCE/UFPI)
  • Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais (CCE/UFPI)
  • Profª. Dra. Magna Jovita Gomes de Sales e Silva (NUPPEGE/UFPI)
  • Ms. Maria do Socorro Araujo Silva (CCE/UFPI)
  • Profª. Maria Osmarina Moura Bezerra (NUPPEGE/UFPI)
  • Profª. Dra. Marli Clementino Gonçalves (CCE/UFPI)
  • Profª. Marlúcia Lima de Sousa Meneses (NUPPEGE/UFPI)
  • Profª. Dra. Rosana Evangelista da Cruz (CCE/UFPI)
  • Profª. Ms. Samara de Oliveira Silva (UESPI)
  • Profª. Ms. Silvania Uchôa de Castro (NUPPEGE/CCE)

Organização

  • Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME
  • Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE/PI
  • Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Centro de Ciências da Educação - CCE
  • Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE
  • PRADIME

Comitê Científico

  • Ana Paula Monteiro de Moura - UFPI/NUPPEGE
  • Ana Célia de Sousa Santos - UESPI
  • Ana Paula Ferreira da Silva - UNICID
  • Antônia Almeida Silva - UEFS
  • Antônio Ferreira de Sousa Sobrinho - UFPI
  • Carmen Lucia de Sousa Lima - UFPI
  • Cileda dos Santos Sant Anna Perrella - UNIFESP
  • Fani Quitéria Nascimento Rehem - UEFS/BA
  • Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves - UFPI
  • Geraldo do Nascimento Carvalho - UFPI
  • I-Juca Pirama Camargo Gil - UFRGS
  • Irene Nunes Lustosa - UFPI/NUPPEGE
  • Isabel Melero Bello - UNIFESP
  • José Marcelino de Rezende Pinto - USP/RP
  • Lucineide Barros Medeiros - UESPI
  • Lucineide Maria Dos Santos Soares - UESPI
  • Luis Carlos Sales - UFPI
  • Magna Jovita Gomes de Sales e Silva - UFPI/NUPPEGE
  • Márcia Aparecida Jacomini - UNIFESP
  • Maria Aparecida Guedes Monção - UNICID
  • Maria da Penha Feitosa - UFPI
  • Maria de Fátima Uchoa de Castro - UFPI
  • Maria de Jesus Marques Silva - UESPI
  • Maria Escolástica de Moura Santos - UFPI
  • Maria Nalva Rodrigues de Araujo Bogo - UNEB
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - UNIFESP
  • Marli Clementino Gonçalves - UFPI
  • Rubens Barbosa de Camargo - USP
  • Samara de Oliveira Silva - UESPI
  • Silvania Uchôa de Castro - UFPI/NUPPEGE


Normas

Modalidades de Apresentação

Comunicação Oral

  • Destinada à apresentação de pesquisas científicas de graduação ou pós-graduação concluídas.
  • Será considerada Comunicação Oral, ensaios, estudos e resultados de pesquisas abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.
  • Só serão aceitos para Comunicação Oral trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação concluídos.

Pôster

  • Destinado à apresentação de pesquisas científicas em fase de execução, trabalhos de conclusão de curso da Especialização em Gestão Educacional (PRADIME) e apresentação de experiências em gestão educacional. Serão aceitas inscrições de trabalhos concluídos ou em andamento na sessão Pôsteres.

Orientações para Apresentação

Comunicação Oral

  • O(a) autor(a) de cada trabalho terá 15 minutos de apresentação, seguidos de 05 minutos para responder aos questionamentos dos participantes.
  • Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido no programa do evento para cada sessão de apresentação.
  • O autor deverá indicar previamente, no ato da inscrição, o Grupo de Trabalho compatível com a sua comunicação oral, assim como o equipamento necessário para a apresentação.

Pôster

  • Cada pôster será exposto por duas horas durante o evento, em local determinado pela organização, com a presença obrigatória do(a) autor(a) para responder aos questionamentos dos visitantes.

Grupos de Trabalho

Os trabalhos estarão vinculados aos grupos abaixo:

  • GT1. Política e gestão da educação básica
  • GT2. Política e gestão da educação superior
  • GT3. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares
  • GT4. Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação
  • GT5. Políticas Públicas e Financiamento da Educaçã
  • GT6. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação
  • GT7. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
  • GT8. Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais

Autoria

Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos (Comunicações Orais e/ou Pôsteres), individual ou em coautoria.

A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e coautor (es), não por trabalho.

As propostas de Comunicações Orais ou Pôster só serão avaliadas após a confirmação do pagamento da inscrição do autor e de todos os coautores, sem exceção.

Critérios de Avaliação

A análise dos trabalhos será feita por avaliadores ad hoc no sistema anônimo, adotando os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalho. Os avaliadores julgarão os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, e serão considerados somente relatos de ações relacionadas a temática do Seminário. Será observado o enquadramento às normas do Seminário, tais como: clareza do tema proposto, originalidade, oferecimento de contribuição pertinente clara e significativa para a área e coerência entre o título e o desenvolvimento do trabalho; inclusão em uma das áreas temáticas; apresentação e discussão pertinente e relevante; organização do trabalho; consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação à norma culta da Língua Portuguesa; referências segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Obs.: Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos. Caberá recurso quanto a não aprovação do trabalho.

Formatação dos Trabalhos

Comunicação Oral

  • a) O texto para sessão de Comunicação Oral deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas, entre 8 (oito) e 12 (doze) páginas, excetuando-se as referências. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo.
  • b) O resumo da Comunicação Oral deverá ser apresentado em espaço simples, conter no máximo 1.200 caracteres, incluindo os espaços. E ao final conter de três a cinco palavras-chave.
  • c) O texto deve ser inédito no Brasil até a realização do evento.
  • d) As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
  • e) As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.
  • f) Digitação e Formatação das Comunicações Orais:
    • Formato de arquivo: DOC
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
    • Papel tamanho A4
    • Margem superior e esquerda com 3 cm
    • Margem inferior e direita com 2 cm
    • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
    • Alinhamento: Justificado
    • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita)
    • Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado
    • Nome do autor, alinhado a direita, seguido do nome instituição de origem e endereço eletrônico
    • Número e nome do GT ao qual o trabalho será vinculado

Pôster

  • a) O objetivo do pôster é apresentar o resultado de estudos e pesquisas iniciados ou concluídos, de trabalhos realizados e experiências em gestão educacional, devendo ter formato de artigo, de 4 a 8 páginas, incluídas as notas, as referências, os quadros ou tabelas, se for o caso.
  • b) A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) instituição(ões), introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. A medida proposta é de 1,00 m de altura e 80 cm de largura.
  • c) Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es).
  • d) O resumo do Pôster deve conter, no máximo, 1.200 caracteres, incluindo os espaços, em espaçamento simples, seguidos de três a cinco palavras-chave.
  • e) O texto deve ser inédito no Brasil até a sua apresentação no evento.
  • f) As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
  • g) As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.
  • h) A digitação e a formatação do texto dos Pôsteres devem seguir as orientações abaixo:
    • Formato de arquivo: DOC
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
    • Papel tamanho A4
    • Margem superior e esquerda com 3 cm
    • Margem inferior e direita com 2 cm
    • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
    • Alinhamento: Justificado
    • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita)
    • Nome do arquivo com o texto a ser anexado na submissão, deve conter as primeiras palavras do título do texto
    • Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado
  • i) Exigir-se-á a presença de um dos autores do trabalho para a sua apresentação.
  • j) Trabalho completo deverá contemplar: Título, identificação do(s) autor(es), identificação do(s) orientador(es), vínculo institucional, GT ao qual o trabalho é vinculado, introdução/apresentação, objetivos, metodologia, resultados obtidos, conclusões e referências bibliográficas.

Normas de Envio (Comunicação Oral e Pôster)

  • Os textos deverão ser enviados em dois arquivos distintos: um arquivo contendo o resumo e outro contendo o trabalho completo, ambos identificados com os nomes dos autores, o título do trabalho, tipo do trabalho (comunicação ou pôster) e GT relacionado;
  • O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);
  • Os resumos serão publicados no Livro de Programação e Resumos. Os trabalhos completos serão publicados nos anais no site do evento;
  • Observação: Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação e da ABNT serão automaticamente eliminados.


Edições



Trabalhos Completos

Formato:
GT:


Título: A CONSTRUÇÃO DO ORGULHO DE SER AFRODESCENDENTE NA UENSPAZ: UM PROJETO DE INCLUSÃO PARA A ESCOLA BRASILEIRA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): ATENEIA BARROS SANTOS RODRIGUES, VERUSKA LAURIANA DA SILVA DE CARVALHO
Arquivo:
Título: A CULTURA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA: A DOMESTICA, A PROFESSORA E A UNIVERSITÁRIA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): ROBERTO VINICIO SOUZA DA SILVA
Arquivo:
Título: A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE: ENTRE POSSIBILIDADES E CONFLITOS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT2. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): LUCINEIDE BARROS MEDEIROS
Arquivo:
Título: A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES NO BRASIL: DIREITO FUNDAMENTAL E DESAFIO À INCLUSÃO SOCIAL
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): VILOBALDO ADELIDIO DE CARVALHO
Arquivo:
Título: A EDUCAÇÃO NO SISTEMA ECONÔMICO: ANÁLISE DA ESTRATÉGIA 2020 DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: A GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PIRIPIRI-PI: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ANTÔNIA HELENA COSTA SALES MENDES, MARIA JOSE DA COSTA SALES
Arquivo:
Título: A INCIVILIDADE E A INDISCIPLINA: DESAFIOS PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): JOSE DA CRUZ BISPO DE MIRANDA, LAYZA DE OLIVEIRA LIMA, EDUARDA CRISTINA DE SOUSA MENDES
Arquivo:
Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICIPIO DE PARNAÍBA-PI
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): ROSEMARY MENESES DOS SANTOS
Arquivo:
Título: A REELABORAÇÃO DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES RURAIS NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA-ENSINO-APRENDIZAGEM VISLUMBRADA NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): BALTAZAR CAMPOS CORTEZ
Arquivo:
Título: A REESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE DE ALAGOAS: UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO SISTÊMICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT4. PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO, COOPERAÇÃO FEDERATIVA E REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMAS NA EDUCAÇÃO
Autor(es): VIRNA PEREIRA TEIXEIRA
Arquivo:
Título: ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE DO IFPI, EM CONSONÂNCIA COM O CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS TÉCNICOS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): CAÍQUE RODRIGUES DE CARVALHO SOUSA
Arquivo:
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO COMPARTILHADA PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES
Arquivo:
Título: AS POLÍTICAS CURRICULARES NARRADAS POR GESTORES ESCOLARES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): JOELSON DE SOUSA MORAIS
Arquivo:
Título: CARREIRA DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS DE 2011 A 2015: UM ESTADO DA ARTE
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): DALVA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES, ANA PAULA DA SILVA CARNEIRO, DENIELSON MOURA FERREIRA
Arquivo:
Título: DA FORMAÇÃO DOCENTE AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O QUE DIZEM OS COORDENDORES PEDAGÓGOS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Arquivo:
Título: DES(FRAGMENTANDO): UMA ABORDAGEM PANORÂMICA SOBRE O SINCRETISMO CULTURAL A PARTIR DA CIDADE DE PARNAÍBA - PI
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): ROBERTO VINICIO SOUZA DA SILVA
Arquivo:
Título: DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: ENTRELACES COM A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES, MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA
Arquivo:
Título: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSE DIVERSIDADES CULTURAIS: PENSANDO OUTROS MODOS DE EDUCAR
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Arquivo:
Título: EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO DE TERESINA: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): JOSE DA CRUZ BISPO DE MIRANDA, MARINA PEREIRA SOARES LIMA, LENISE SOARES DE MOURA
Arquivo:
Título: EXPERIÊNCIAS DE UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM SONHO DE CRIANÇA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): LORENA RAQUEL DE ALENCAR SALES DE MORAIS
Arquivo:
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS PAR IMPLICAÇÕES NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): GLENDA JORDANIA ROCHA DO NASCIMENTO, MARCIA CRISTINA BARROS CORREA
Arquivo:
Título: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA DÉCADA DE 90
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO, ALBENE LIS MONTEIRO
Arquivo:
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA: AVANÇOS E RETROCESSOS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): EMANUELLE BEZERRA DO NASCIMENTO, ILANE BARBOSA LEMOS, MARCOS PINHEIRO DO NASCIMENTO
Arquivo:
Título: IMPACTOS DO PIBIDUESPI 2011-2016 NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS NAS LICENCIATURAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT2. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): UMBELINA SARAIVA ALVES, ELILIAN BASILIO E SILVA
Arquivo:
Título: IMPLICAÇÕES DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA GESTÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE BARCARENA- PA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA DAYSE HENRIQUES DE CAMARGO, ANA PAULA BATISTA DA SILVA BRITO, DALVA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES
Arquivo:
Título: MEMÓRIAS DA PESQUISA: SOCIOPOETIZANDO A CIÊNCIA NA REALIDADE LOCAL DA UNIVERSIDADE
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT8. REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: AGENDAS E REALIDADES LOCAIS
Autor(es): MARIA DOLORES DOS SANTOS VIEIRA, ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES
Arquivo:
Título: O CONTROLE SOCIAL SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR EM TERESINA (2012-2013)
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA
Arquivo:
Título: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DOCENTE: (IM) POSSÍVEIS TENSÕES E CONTRADIÇÕES
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Arquivo:
Título: O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA-PI
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ELIONAIRA VIEIRA DE SÁ, CRISTIANE RÊGO DOS ANJOS
Arquivo:
Título: OFICINAS PIBID/UESPI: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DAS LICENCIATURAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT2. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): UMBELINA SARAIVA ALVES, MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA SOUSA, SILVERIO ALVES PEREIRA NETO
Arquivo:
Título: OLHARES DIFERENCIADOS SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): JOÃO MARCOS MESSIAS MIRANDA, EUGÊNIA PATRÍCIA ROCHA DOS SANTOS
Arquivo:
Título: POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE: ENTRE A “BELEZA” E A “FEIURA”
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO
Arquivo:
Título: POLÍTICAS E GESTÃO ESCOLAR: DISCUSSÃO ACERCA DO CONSELHO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): EMILIA PEIXOTO VIEIRA, MARCELA SANTOS DE JESUS, VALQUIRIA PINHEIRO SILVA
Arquivo:
Título: POLÍTICAS E PRÁTICAS TECIDAS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES: CONTRIBUTOS DA PESQUISA E DO PNAIC
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): JOELSON DE SOUSA MORAIS
Arquivo:
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM AMBIENTES HOSPITALARES
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): ELIAQUIM DE SOUSA VIEIRA
Arquivo:
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES EM HORIZONTES RURAIS: ANÁLISES A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA E DE DEPOIMENTOS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): BALTAZAR CAMPOS CORTEZ
Arquivo:
Título: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA - PRONERA: RESIGNIFICANDO A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): LORENA RAQUEL DE ALENCAR SALES DE MORAIS
Arquivo:
Título: PROJETO IORUBÁ: EDUCAÇÃO NÃO TEM COR! PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE COMBATE AO PRECONCEITO, AO RACISMO E À DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL RESIDENCIAL PEDRA MOLE
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): AMANDA KARYNE SILVA NUNES, JOELZE LINHARES DE ARAÚJO, DENISE BEZERRA FAÇANHA PESSÔA
Arquivo:
Título: PRONATEC: A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO GOVERNO DILMA EM 2015
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): RAVENA PEREIRA LEITE
Arquivo:
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: SENTIDOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID/UESPI: RESSIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO INICIAL
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT2. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): BRENDA MARIA MOURA SILVA, ELIENE MARIA VIANA DE FIGUEIRÊDO PIEROTE
Arquivo:
Título: VENCIMENTO SALARIAL E FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS E TENSÕES NO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Formato: COMUNICAÇÃO ORAL
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTINELES, LUIS CARLOS SALES
Arquivo:
Título: A CONCEPÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DE DIRIGENTES ESCOLARES DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI: LIMITES E POSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIANA RODRIGUES PARENTE, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): HONORENE PEREIRA DA SILVA DIAS
Arquivo:
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAIXA GRANDE DO RIBEIRO – PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): NUBIA LOPES DE SOUSA, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM BAIXA GRANDE DO RIBEIRO- PIAUÍ: A POLÍTICA, AS ATIVIDADES E OS DESAFIOS
Formato: PÔSTER
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): ASTROGILDA MARIA DE SOUSA, FRANCISCO WILLIAMS DE ASSIS SOARES GONÇALVES
Arquivo:
Título: A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALTOS-PI: UNIDADES ESCOLARES CHIQUINHO CAZUZA E VICENTE DELMIRO
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ANTONIA DE LOURDES DE SOUSA ALMEIDA
Arquivo:
Título: A GESTÃO E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COCAL DOS ALVES
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): KUERLY VIEIRA DE BRITO, SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: A GESTÃO ESCOLAR E A POLÍTICA DE INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MICHELLE SANTOS SILVA, ROSENÍ SANTOS ARAUJO GOMES, MARIA JOSÉ RABELO AROUCHA
Arquivo:
Título: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): IZALIA ARAUJO FEITOSA, LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS SOARES
Arquivo:
Título: A INTERAÇÃO ENTRE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PARA A QUALIDADE DO ENSINO
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): MARIA RONGIRLENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO, MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM
Arquivo:
Título: A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): LAURIANE DIAS ALENCAR, MARIA DE JESUS MARQUES SILVA
Arquivo:
Título: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PIAUÍ: UMA PROPOSTA AVALIATIVA PARA O PROJOVEM TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI EM 2013
Formato: PÔSTER
GT: GT8. REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: AGENDAS E REALIDADES LOCAIS
Autor(es): RAVENA PEREIRA LEITE
Arquivo:
Título: AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): SANDRA REGINA PEREIRA DA SILVA
Arquivo:
Título: CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO QUE ORIENTAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA UNIDADE ESCOLAR FELIPE NERIS MACHADO EM CAXINGÓ/PI
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO, MARIA DO SOCORRO SOARES
Arquivo:
Título: DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS DE TERESINA – PI
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): CRISTIANE SOUSA E SILVA DIAS
Arquivo:
Título: DIVERGÊNCIA NO RESULTADO DO EDUCACENSO EM FRANCISCO MACEDO/PI E POLITÍCA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
Formato: PÔSTER
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): CARISMA MARIA DE ALENCAR ARAÚJO
Arquivo:
Título: EDUCACENSO 2014: DIVERGÊNCIA NUMÉRICA DE MATRÍCULA CAUSA PERDA DE RECURSOS NA EDUCAÇÃO FRANCISCOMACEDENSE
Formato: PÔSTER
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): NIEDJA DE CARVALHO MENDONÇA
Arquivo:
Título: ESCOLA PÚLICA: DESAFIOS E PERPECTIVAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ANTONIO ALVES CARDOSO FILHO, MARIA DO SOCORRO SOARES
Arquivo:
Título: ESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA DE FATIMA PEREIRA LIMA ARAUJO, MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Arquivo:
Título: EVASÃO E REPETÊNCIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS FINAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMEIRAIS-PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): LUZIA DA SILVA MORAIS, MARIA DE JESUS MARQUES SILVA
Arquivo:
Título: EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EJA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ZÉ IRIAS NO MUNICÍPIO DE MONSENHOR GIL – PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): REJANE DE SOUSA SILVA, MARIA DE JESUS MARQUES SILVA
Arquivo:
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ: PERSPECTIVAS E ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS PELA GESTÃO EDUCACIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Formato: PÔSTER
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): ADALBERTO FEITOSA LOPES
Arquivo:
Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS GESTORES E SUAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE INHUMA PI
Formato: PÔSTER
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): DOMINGAS MARTINS DE OLIVEIRA, SILVANIA UCHÔA DE CASTRO
Arquivo:
Título: GESTÃO DE SALA DE AULA: DESAFIOS EDUCACIONAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): MARIA DO LIVRAMENTO FERREIRA DA SILVA, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): SEVERINA MACIEL OLIVEIRA
Arquivo:
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL ROSA BARBOSA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL/PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA BARROS DE ARAUJO, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA: RELAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO GESTOR COM A COMUNIDADE ESCOLAR
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): MARIA VALDENICE LOPES SILVA, MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Arquivo:
Título: GESTÃO EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PRÁTICAS PARA O PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ÉRICA GRAZIELA BENICIO DE MELO, SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: GESTÃO ESCOLAR COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): JOSIMAR ELPIDIO DE BRITO, SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DOS CONSELHOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA FRONTEIRA (PI)
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ANTONIO CARLOS DE LIMA FEITOZA, SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA FRONTEIRA (PI)
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): JOSE ALDERI GOMES COUTINHO, SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE NAZÁRIA-PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA DAS GRAÇAS BANDEIRA LOPES, MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Arquivo:
Título: GESTÃO PARTICIPATIVA: O PAPEL SOCIAL DA COMUNIDADE ESCOLAR
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): MANOELA GALENO SOARES, MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM
Arquivo:
Título: IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA
Formato: PÔSTER
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): VANESSA CRISTIANE DOS SANTOS, SILVANIA UCHÔA DE CASTRO
Arquivo:
Título: IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR: REALIDADE E DESAFIOS NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE CANAVIEIRA(PI)
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): LORENA MADELINE ANDRADE ROCHA, IRENE NUNES LUSTOSA
Arquivo:
Título: ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): CONTEXTOS DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NOS MUNICÍPIOS DE COCAL DOS ALVES E CAXINGÓ (PI)
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): DARKSON VIEIRA MACHADO, SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
Arquivo:
Título: O ATENDIMENTO DA PRÉ-ESCOLA À LUZ DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BAIXA BRANDE DO RIBEIRO-PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA ARLETE BOSON PINHEIRO DA SILVA, IRENE NUNES LUSTOSA
Arquivo:
Título: O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE MONSENHOR GIL – PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA DO AMPARO BARRADAS DE SOUSA, MARIA DE JESUS MARQUES SILVA
Arquivo:
Título: O PAPEL DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR DIANTE DA INOVAÇÃO PROVOCADA PELA EAD
Formato: PÔSTER
GT: GT2. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(es): ROSANY CORREA, SILVANIA UCHÔA DE CASTRO
Arquivo:
Título: O PODER DA AUTONONIA DA ESCOLA NA GESTÃO FINANCEIRA DO PDDE: UMA ANÁLISE DA REDE MUNICIPAL DE ALTOS (PI)
Formato: PÔSTER
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): FRANCISCO DAS CHAGAS ARAUJO FONTINELE, IRENE NUNES LUSTOSA
Arquivo:
Título: O PROCESSO DE GESTÃO NA UNIDADE ESCOLAR MUNDICO DA PAZ
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): NAIRENE DE SOUSA LIMA BARROS, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO FUNDEB NO PERÍODO DE MUNICIPALIZAÇÃO EM NAZÁRIA-PI: DIFICULDADES E IMPACTOS
Formato: PÔSTER
GT: GT5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autor(es): SANDRINA VERICA DE LOIOLA, MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Arquivo:
Título: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA INOVADORA
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): ROGÉRIO DE MEDEIROS SILVA, NAYARA ROSA NUNES DE SOUSA
Arquivo:
Título: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O PAPEL DOS CONSELHEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL “ALTINA CASTELO BRANCO BARROS”
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): FRANCISCA GARDENIA DE JESUS PEREIRA, LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS SOARES
Arquivo:
Título: ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DA SECRETARIA MUNICIPAL: INSTRUMENTO FUNDAMENTAL DO GESTOR
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): LUCIRENE MARIA DEDE OLIVEIRA, MARIA DE JESUS MARQUES SILVA
Arquivo:
Título: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE BENEDITINOS-PI
Formato: PÔSTER
GT: GT3. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
Autor(es): MARIA DE LOURDES GOMES DE ARAÚJO, MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Arquivo:
Título: OS RECURSOS DO FUNDEB EM MILTON BRANDÃO/PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA SANTOS, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANTONIA NORONHA EM MONSENHOR GIL- PI
Formato: PÔSTER
GT: GT6. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Autor(es): LEUZIMAR PEREIRA DO NASCIMENTO MENDES, MARIA DO SOCORRO SOARES
Arquivo:
Título: PLANEJAMENTO DOCENTE NA ESCOLA MARTINHO DE SOUSA MENDES - SÃO JOSÉ DO PEIXE/PI
Formato: PÔSTER
GT: GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): LUZIANO MIRANDA DE SOUSA, ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Arquivo:
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD, AUTISTAS, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BATALHA- PI
Formato: PÔSTER
GT: GT7. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): LINA CECILIA DE MELO SOARES LUSTOSA, MARIA DO SOCORRO SOARES
Arquivo: